Livraria do Bairro - MEMORIAS DE AGRIPINA - (Pierre Grimal)
Dados do Livro
Memorias De Agripina
  • Titulo:

    MEMORIAS DE AGRIPINA

  • Autor:

  • Editora:

    Lyon Multimedia Edicoes

  • Coleção:

    Romances Historicos nº 9

  • ISBN:

    972-8461-51-8

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    É raro que um escritor que é igualmente um grande erudito nos dê uma visão tão viva e sobretudo tão «autêntica» da Antiguidade. Pierre Grimal possui um conhecimento aprofundado do pensamento romano e, muito em particular, deste período do Império e dos tempos neronianos.

    A partir de todos os documentos históricos existentes, textos, vestígios arqueológicos, inscrições, e sem jamais fazer qualquer juízo de valor, o autor teve como primeira preocupação compreender em profundidade a sua heroína, Agripina, a mãe de Nero, de lhe captar os motivos secretos, de apreender o indizível que fez a complexidade desta vida que se anima aos nossos olhos.

    Filha de Germânico, bisneta do deus Augusto e também da sua irmã Octávia, bisneta de António e de Lívia, irmã de Calígula e sobrinha do imperador Cláudio, com quem um dia casará, Agripina teve sempre consciência do seu sangue divino.

    Como mulher, ela não pode reinar, mas pensa que Nero, seu filho, se deve tornar o senhor do mundo.

    Se os astros o permitem a perspectiva é terrível: ela própria deverá morrer, e às mãos do seu próprio filho. Ela aceita e, durante toda a sua vida, trabalha para conquistar o poder que não pode exercer e que acabará por a matar! Sacrificando tudo a essa ambição mortal, as suas armas são a de uma mulher, todas as de uma mulher...

    Este livro oferece-nos páginas que são simultaneamente pungentes e patéticas, ternas, inteligentes, cínicas, sempre ricas em emoções e humanidade. Através de uma simpatia que lhe é própria, Pierre Grimal faz unirem-se aqui criação e verdade.

    Obra galardoada com o prémio «Grand Prix du Romam Historique Sola Cabiati de la Ville de Paris»

Sugestões