Livraria do Bairro - MONTESPAN - (Jean Teule)
Dados do Livro
Montespan
  • Titulo:

    MONTESPAN

  • Autor:

  • Editora:

    Guerra E Paz

  • Coleção:

    Tempos Modernos

  • ISBN:

    978-989-8174-28-4

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    O TALENTO E A VERVE DE JEAN TEULÉ PRESTAM UMA HOMENAGEM A UM SINGULAR E ESQUECIDO PERSONAGEM, UM DOS PRIMEIROS HOMENS QUE OUSOU ENFRENTAR ABERTAMENTE UM PODER FÉRREO E ABSOLUTO QUE SÓ VIRIA A SER DESTRUÍDO MUITOS ANOS MAIS TARDE, COM A REVOLUÇÃO FRANCESA.

    No tempo de Luís XIV (1638-1715), ter a mulher na alcova do monarca era para um nobre uma inesgotável fonte de privilégios. Não admira, por isso, que no dia em que a escolha daquele que foi cognominado o Rei-Sol recai sobre Madame de Montespan, a corte em peso felicite o afortunado marido. Era conhecer mal o marquês de Montespan: Louis-Henri de Pardaillan está perdidamente apaixonado pela sua esposa e nada o dispõe à complacência para com o favor real.

    Inconsolável, o marquês faz pintar o seu coche de um preto de luto, ornamenta-o com gigantescos cornos e empreende uma guerra sem tréguas contra o homem que ousou profanar uma união tão perfeita. Recusando honras e prebendas, indiferente a ameaças, a tentativas de assassinato, a processos que o levaram ao cárcere e à ruína, o temperamental gascão persegue com o seu ódio o homem mais poderoso do planeta, na tentativa vã de resgatar a sua amada.

    «A Montespan foi a preferida de entre as favoritas de Luís XIV. A história esqueceu que tinha um marido: Jean Teulé ressuscita-o num romance magistral.»
    Jérôme Béglé, PARIS-MATCH

    «Teulé recria admiravelmente os inverosímeis costumes da nobreza de então. Feios, porcos e maus.»
    Pierre-Robert Leclercq, LE MONDE

Sugestões