Livraria do Bairro - PENSE UMA INTRODUCAO A FILOSOFIA - (Simon Blackburn)
Dados do Livro
Pense Uma Introducao A Filosofia
  • Titulo:

    PENSE UMA INTRODUCAO A FILOSOFIA

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Filosofia Aberta nº 10

  • ISBN:

    978-972-862-790-6

  • Tema:

    Filosofia

  • Sinopse:

    Que têm Woody Allen, Chekhov, Goya e Voltaire em comum com Descartes, Hume, Kant e Leibniz? Será a filosofia só jogos de palavras e confusões? Mas como podemos pensar claramente sobre o universo e nós próprios? Sobre a verdade e a ilusão, sobre a consciência e a lógica, sobre a ética e o nosso lugar no universo, sobre Deus e a ciência? Qual é a importância das ideias e do pensamento?

    Pense é uma obra para quem quer pensar sobre as grandes questões. Escrita num estilo despretensioso e claro, é um best-seller que nos cativa, intriga e faz pensar, devolvendo à filosofia a discussão de ideias inteligente, clara e estimulante. Leitura essencial para qualquer cidadão que queira compreender melhor o universo em que se encontra e o seu lugar nele, é uma obra fundamental para a tão necessária renovação do ensino da filosofia em Portugal.

    Pense é uma viagem maravilhosa ao mundo da filosofia, que nos mostra o papel fundamental que esta disciplina tem para uma compreensão mais completa e rica do universo e dos seres humanos. Eis alguns dos temas abordados nesta obra:

    · Poderemos conhecer alguma coisa com segurança, ou será tudo um mar de dúvidas?
    · O que é a consciência? Será que temos uma alma imortal? Ou somos apenas um produto das leis da natureza?
    · Seremos realmente livres, ou estará tudo determinado pelas leis da natureza? Ou haverá maneira de sermos livres apesar de tudo depender das leis da natureza?
    · O corpo é meu, o cérebro é meu e os pensamentos são meus - mas onde está o eu que é proprietário disso tudo? O que é o eu? Será que é apenas uma ilusão?
    · E que dizer de Deus e da religião? Será que Deus existe? E os milagres? Será que a fé está para além do pensamento?
    · O que é a lógica? Serve para alguma coisa? E as probabilidades? Como pode a lógica ajudar-nos a compreender melhor o mundo?
    · Será o mundo como a ciência diz que é? Mas como é o mundo que a ciência descreve?
    · Como podemos tomar melhores decisões na nossa vida? Como poderemos encarar-nos como seres humanos sem nos tornarmos meros objectos que obedecem às leis inexoráveis da natureza? Será que tudo é relativo?

    SIMON BLACKBURN é Professor de Filosofia na Universidade de Cambridge e um dos mais reputados filósofos contemporâneos. Foi director da Mind, a mais prestigiada revista internacional de filosofia, de 1984 a 1990, e Fellow e Tutor do Pembroke College de Oxford. É autor de Spreading the Word (1984), Essays in Quasi-Realism (1993) e Ruling Passions: A Theory of Practical Reasoning (1998), além do Dicionário de Filosofia (1994), publicado na Filosofia Aberta, e mais recentemente de Being Good (2001), uma brilhante introdução à ética. As teorias defendidas por Simon Blackburn são tema corrente de discussão na bibliografia especializada, sobretudo a sua teoria da razão prática e as suas posições quase-realistas em ética, epistemologia e metafísica. Apesar da sua estatura como filósofo - ou talvez por isso mesmo - interessa-se fortemente pela divulgação da filosofia a um público mais vasto: nas suas próprias palavras "A filosofia deve descer à rua" (entrevista ao Público).

Sugestões