Livraria do Bairro - PEQUENO LIVRO DO GRANDE TERRAMOTO, O (ENC) - (Rui Tavares)
Dados do Livro
Pequeno Livro Do Grande Terramoto, O (enc)
  • Titulo:

    PEQUENO LIVRO DO GRANDE TERRAMOTO, O (ENC)

  • Autor:

  • Editora:

    Tinta Da China

  • Coleção:

    Extra Tinta Da China

  • ISBN:

    972-8955-01-4

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    «O Pequeno Livro do Grande Terramoto», inicialmente publicado nos 250 anos da catástrofe, propõe uma abordagem inovadora da história. Talvez por isso, e sem dúvida por ter conseguido cativar um número surpreendente de leitores, foi considerado Melhor Ensaio 2005 (jornal «Público» / RTPN)

    As grandes catástrofes sempre inquietaram e suscitaram a curiosidade do ser humano. O debate em torno do Terramoto de 1755 tem razões para não se esgotar. No dia 1 de Novembro de 2005 comemorou-se o seu 250.º aniversário. Para além disso, acresce nas nossas consciências o panorama de turbulência política, religiosa e civilizacional que tem dominado a história recente. O Grande Terramoto, à semelhança de outras catástrofes, esteve na origem de uma vasta produção cultural e intelectual, colocando em destaque os modos de pensamento e as polémicas dominantes de então. Evocar esta história significa colocar na ribalta as controvérsias setecentistas, abrindo novas perspectivas sobre as implicações da efeméride, mas também sobre os paralelismos que é possível estabelecer com a actualidade.
    Em «O Pequeno Livro do Grande Terramoto», a escrita viva e cinematográfica de Rui Tavares acompanha-nos por uma travessia inusitada, a que é difícil resistir. Que relação existe entre grandes catástrofes como o Terramoto de 1755, o 11 de Setembro de 2001, o tsunami de 2004 ou os incêndios de Roma de 64 d.C.? E se o Terramoto não tivesse acontecido? Que relatos nos deixaram os sobreviventes? Qual o impacto do Terramoto sobre o panorama cultural da época? E que sentimentos nos provoca hoje? As respostas vão surgindo, inesperadas, alternativas e fundamentadamente arrojadas.
    «O Pequeno Livro do Grande Terramoto» está já traduzido em russo.

Sugestões