Livraria do Bairro - POESIA DE JORGE DE SENA, A - (Jorge Fazenda Lourenco)
Dados do Livro
Poesia De Jorge De Sena, A
  • Titulo:

    POESIA DE JORGE DE SENA, A

  • Autor:

  • Editora:

    Guerra E Paz

  • Coleção:

    Saber E Educacao nº 4

  • ISBN:

    978-989-8174-98-7

  • Tema:

    Literatura / Critica

  • Sinopse:

    ESTE É UM ESTUDO SOBRE A POESIA E A POÉTICA DE JORGE DE SENA, FAZENDO UM ENQUADRAMENTO DA SUA OBRA A PARTIR DOS TRÊS VECTORES QUE DINAMIZAM A SUA POÉTICA: TESTEMUNHO, METAMORFOSE E PEREGRINAÇÃO.

    Este trabalho constitui uma primeira tentativa de visão integrada da sua obra de poeta, ficcionista e crítico. Através de um largo comentário ao prefácio da 1ª edição de Poesia-I (1961), em que Jorge de Sena expõe a sua teoria do testemunho poético, este estudo faz um enquadramento da sua obra a partir dos três vectores que dinamizam a sua poética: testemunho, metamorfose e peregrinação. Uma poética da temporalidade, da transfiguração, do devir e da errância que tem por base o tenso sistema de relações que se estabelece entre o poeta, o mundo e a linguagem. Sem esquecer, ao longo desta dissertação, que a poesia de Jorge de Sena tem no erotismo o seu princípio criativo e no exílio a sua circunstância.

    «Não é difícil prever que a magnitude da tarefa [...] venha a ser recompensada com o estatudo de "obra de referência" [...].»
    Osvaldo Manuel Silvestre

    «Nunca fora a poética de Jorge de Sena [...] tratada com a exclusividade, a profundidade, a amplitude e a sugestividade com que é estudada aqui.»
    Francisco Cota Fagundes

    «Depois deste livro, de impecável schorlaship, passará muito tempo antes de se poder dizer qualquer coisa de inovador quanto ao autor de Sinais de Fogo.»
    Vasco Graça Moura

    «Impressionante tese, sobriamente intitulada.»
    Eduardo Prado Coelho

Sugestões