Livraria do Bairro - PUBLICAMENTE - (Luis Campos E Cunha)
Dados do Livro
Publicamente
  • Titulo:

    PUBLICAMENTE

  • Autor:

  • Editora:

    Assirio E Alvim

  • Coleção:

    Peninsulares nº 100

  • ISBN:

    978-972-37-1527-9

  • Tema:

    Actualidades / Politica

  • Sinopse:

    «Luís Campos e Cunha tem contribuído determinadamente para uma melhor informação crítica, avaliando a situação nacional e os seus desafios positivos e negativos, não só no âmbito da economia e das questões fiscais e orçamentais, mas também nos contextos mais alargados da vida política e partidária, dos sistemas de ensino, da justiça, da Administração Pública ou dos grandes projectos. As suas reflexões têm alimentado uma prática de debate, esclarecimento e intervenção.»

    Do «Prefácio», João Salgueiro


    «Os textos aqui reunidos são produto da reflexão de ume conomista interessado e empenhado na vida pública — não são os de um político. E são tambémos textos de um académico que entende que o conhecimento não é para ficar fechado nas Universidades ou encerrado em míticas “torres demarfim”. […]
    Para Luís Campos e Cunha a sua independência é mais importante do que as suas conveniências, e o que diz e escreve resulta daquilo que pensa, e não de sopesar as consequências de cada palavra antes de a omitir. Oque, num liberal, é sinal de coerência. […]
    Tendo estado quase sempre próximo do PS, Luís Campos e Cunha é mais liberal — em termos económicos — do que a maior parte dos políticos e dos economistas portugueses, mesmo os que se situam bem para a sua direita. Liberal também no que toca às questões sociais — mas sem esquecer que mais liberdade nos costumes implica mais responsabilidade nos actos —, não se encaixa bem nas gavetinhas em que, habitualmente, os polícias sinaleiros do espaço público gostam de arrumar quem tem ideias próprias e é escutado pelos seus concidadãos.
    Também não vou por isso cair na tentação de o classificar, até porque isso não é o mais importante. Como se pode comprovar ao reler o que escreveu ao longo dos últimos três anos, a sua diferença é feita por uma heterodoxia enformada por uma sólida formação económica. Luís Campos e Cunha não é por isso nem um economista que não sabe abordar outros temas, nem um curioso que escreve no vento que sopra e na direcção em que este sopra.»

    Do «Posfácio», José Manuel Fernandes

Sugestões