Livraria do Bairro - RELOJOEIRO CEGO, O - (Richard Dawkins)
Dados do Livro
Relojoeiro Cego, O
  • Titulo:

    RELOJOEIRO CEGO, O

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Ciencia Aberta nº 158

  • ISBN:

    978-989-616-163-7

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Vencedor do Prémio da Royal Society of Literature e do Prémio Literário do Los Angeles Times

    «Este pode ser o livro mais importante sobre a evolução desde Darwin.»

    DR. JOHN GRIBBIN, The Good Book Guide

    Um livro brilhante e controverso que demonstra que a evolução através da selecção natural - o processo inconsciente, automático, cego e vitalmente
    não-aleatório descoberto por Darwin - constitui a única resposta à maior questão de todas: porque é que existimos?

    No título, Dawkins faz referência à analogia do relojoeiro, tornada famosa pelo teólogo oitocentista William Paley, na sua obra Natural Theology. Paley, que escreveu o livro mais de cinquenta anos antes de Charles Darwin ter publicado A Origem das Espécies, afirmava que a complexidade dos organismos vivos constituía prova da existência de um criador divino, estabelecendo um paralelismo com a forma como a existência de um relógio obriga a aceitar a existência de um relojoeiro inteligente. Dawkins, tendo em conta os processos que subjazem a selecção natural, afirma que, nesse caso, o relojoeiro terá de ser cego.

    «O segredo de um bom livro de divulgação científica é fazer-nos compreender as ideias expostas: a boa escrita tem por detrás um pensamento claro. Ao ler O Relojoeiro Cego, senti-me frequentemente atónito com a clareza com que Dawkins vê os problemas. É evidente, contudo, que Dawkins não perdeu o sentido do fascínio com o mundo natural ao ampliar a sua compreensão intelectual deste. Quem me dera saber escrever assim.»

    JOHN MAYNARD SMITH, New Scientist

    O AUTOR

    RICHARD DAWKINS, biólogo, ensinou Zoologia na Universidade da Califórnia e na Universidade de Oxford, encontrando-se actualmente a leccionar nesta última. Os seus livros sobre evolução e ciência incluem O Gene Egoísta, A Escalada do Monte Improvável e Decompondo o Arco-Íris, igualmente editados pela Gradiva.

Sugestões