Livraria do Bairro - RUI LUIS GOMES UMA FOTOBIOGRAFIA - (Natalia Bebiano Da Providencia)
Dados do Livro
Rui Luis Gomes Uma Fotobiografia
  • Titulo:

    RUI LUIS GOMES UMA FOTOBIOGRAFIA

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Extra Gradiva

  • ISBN:

    989-616-071-6

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Ruy Luís Gomes (1905-1984) foi um matemático de génio. A sua vida singular desenrolou-se num universo de personagens invulgares, todas elas com um denominador comum: a capacidade de sonhar e de transformar uma realidade limitada e limitativa numa outra de maior dimensão. A sua capacidade de expandir o mundo é uma marca que enobrece a sua ilustre memória - no alargamento dos horizontes da ciência, na abertura de perspectivas aos jovens, na definição do quadro dos valores humanos e no aperfeiçoamento da própria humanidade.
    Pelos seus dotes intelectuais e pelo nascimento - era filho do ministro da Primeira República e reitor da Universidade de Coimbra António Luiz Gomes - poderia ter tido tudo. E tudo sacrificou aos grandes valores morais - inteireza de carácter, coerência de princípios, solidariedade humana. Poderia ter sido um príncipe, mas foi muito mais que um príncipe: foi um homem que deu ao mundo as mais belas lições de vida.
    Portugal precisa de outras figuras assim.

    «Ao celebrar esta figura emérita na qual a Universidade do Porto se revê e de que se orgulha, a Reitoria reafirma o seu desejo de que se reforce o prestígio da Matemática em Portugal e que a juventude, sob a égide de Ruy Luís Gomes, compreenda e se deixe convencer pelo insubstituível papel das Ciências Matemáticas para o avanço do país.»
    José A. Novais Barbosa
    Reitor da Universidade do Porto in «Prefácio»

Sugestões