Livraria do Bairro - SOLDADOS A FORCA - (David Lodge)
Dados do Livro
Soldados A Forca
  • Titulo:

    SOLDADOS A FORCA

  • Autor:

  • Editora:

    Asa

  • Coleção:

    Romance

  • ISBN:

    972-41-2454-1

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Jonathan Brwne e Mike Brady estudaram na mesma faculdade, mas a amizade entre eles começa apenas quando são chamados a cumprir o serviço militar ? período que virão a recordar como o mais aborrecido, inútil e extenuante das suas vidas.
    Mas enquanto Jonathan se adapta facilmente às regras instituídas, Mike persiste em lutar contra o sistema, e acabará por pagar caro a sua rebeldia.
    Jonathan, o narrador, recorda?nos através de flashbacks as dificuldades que defrontou quando a sua vida normal de estudante universitário foi perturbada pelo ingresso no desumano mundo militar, onde as suas qualidades ? inteligência, juízo crítico e cultura - se transformaram em defeitos.
    Ele detesta a vulgaridade do ambiente de caserna e o tempo perdido a engraxar botas e a desempenhar toda a parafernália de convenções militares quando, no seu íntimo, preferia ocupar?se das suas leituras. Mas, face a uma realidade que não pode mudar, adapta?se e, no final, acabará por aceitar o emprego e a patente que a princípio recusara veementemente.
    Mike, um devotado católico irlandês. reage a tudo isto passional e bem menos astuta. Revoltado com o tratamento a que são sujeitos alguns dos seus camaradas menos resistentes, decide encetar uma vingança. E o seu alvo ultrapassará o âmbito militar para focar a própria Inglaterra.
    Jonathan, que entretanto lhe "roubara" a namorada, acaba por, involuntariamente, denunciá?lo às autoridades, escrevendo a negro o seu futuro.
    Divertido, e por vezes amargo, Soldados à Força é um retracto vívido do exército.
    Lodge, que gosta particularmente de descrever a forma como o indivíduo é afectado pela pertença a grandes organizações - tal como a Igreja Católica ou a Universidade - consegue, nesta obra, atingir uma autenticidade extrema na forma como retracta a vida militar: a linguagem utilizada entre militares, o tédio, as exigências físicas, a mistura de horror, farsa e arbitrariedade, tudo isto é evocado de forma brilhante pela pena de um dos mais aclamados escritores britânicos do nosso tempo.

    No catálogo da ASA figuravam já outros cinco títulos de David Lodge: A Troca, O Mundo É Pequeno, Histórias de Verão, Contos de Inverno, 0 Museu Britânico Ainda Vem Abaixo e Duras Verdades.

Sugestões