Livraria do Bairro - SWAPS E OUTROS DERIVADOS - (Domingos Ferreira)
Dados do Livro
Swaps E Outros Derivados
  • Titulo:

    SWAPS E OUTROS DERIVADOS

  • Autor:

  • Editora:

    Rei Dos Livros

  • Coleção:

    Extra Rei Dos Livros

  • ISBN:

    978-989-8305-30-5

  • Tema:

    Economia

  • Sinopse:

    Este livro desenvolve fundamentalmente os temas dos swaps e dos derivados de crédito.

    Em 2008, o autor publicou, com as Edições Sílabo, o livro “Swaps e Derivados de Crédito”. Face à evolução que se verificou nas áreas aqui tratadas, achou-se que seria mais útil abrir o seu conteúdo em duas partes. Uma primeira destinada aos Swaps (que é a obra atual) e uma segunda referente aos Credit Default Swaps e Produtos Estruturados e Crédito, a ser publicada de seguida.
    Os swaps são instrumentos financeiros derivados com início no princípio da década de 80, mas com um nível de desenvolvimento único.
    A importância dos derivados é hoje enorme, pelo facto de serem ativos financeiros fundamentais, pois os seus preços têm subjacente o preço de todos os activos financeiros. Podem ter implícitos três objetivos: gestão e cobertura de risco (hed-ging), investimento (ou especulação) e arbitragem.
    Deseja-se com este livro apresentar os principais tipos de swaps, como contratos de troca de fluxos de tesouraria, desde os mais tradicionais, de taxa de juro e cambiais, até às situações mais recentes doscommodity swaps e dos equity swaps, mas também, os credit default swaps.
    A I Parte trata da problemática dos riscos e da sua gestão e os principais instrumentos derivados. A II Parte trata dos vários tipos de swaps, da sua avaliação (pricing e valuation) e da cobertura das posições abertas com os swaps. A III Parte trata dos derivados de crédito e outros produtos mais recentes e cujo crescimento é exponencial. São apontadas aos derivados de crédito fortes críticas pelo papel que tiveram para o anormal crescimento da bolha imobiliária (house bubble) nos EUA que rebentou e deu origem à crise dos ativos imobiliários de alto risco, designada por subprime em 2007 e à crise financeira de 2008. A atual crise económica e financeira a nível mundial constitui uma consequência daquelas duas crises, com origem nos EUA.
    Os produtos da engenharia financeira foram concebidos para ajudar a alcançar objetivos e não para destruir instituições ou mesmo economias. Infelizmente, atuações demasiado especulativas e mal servidas por controlos internos ineficazes e obsoletos podem conduzir a excessos e a distorções com o consequente rebentar das bolhas especulativas. Daí, a necessidade de um domínio necessário e suficiente dos produtos derivados.

Sugestões