Livraria do Bairro - TRABALHO E EMPREGO ACTUALIDADE E PROSPECTIVA - (Gloria Rebelo)
Dados do Livro
Trabalho E Emprego Actualidade E Prospectiva
  • Titulo:

    TRABALHO E EMPREGO ACTUALIDADE E PROSPECTIVA

  • Autor:

  • Editora:

    Silabo

  • Coleção:

    Extra Silabo

  • ISBN:

    978-972-618-573-4

  • Tema:

    Actualidades / Politica

  • Sinopse:

    No tempo em que o debate sobre as Políticas de Emprego não tinha o impacto que tem hoje, já Glória Rebelo analisava regularmente o problema nas páginas de prestigiados órgãos de informação portugueses – incluindo nos Cadernos de Economia e no Anuário da Economia Portuguesa. Muito antes da crise financeira/económica/social visível a partir de 2007, já a investigadora alertava para os riscos da perda de postos de trabalho. Não se limitando ao diagnóstico, Glória Rebelo comentava as medidas das organizações internacionais e do Governo português, explicava a evolução de acontecimentos nem sempre previstos, enfim, apontava caminhos. (...)

    O tempo vem demonstrando que, em geral, a autora estava certa. Ela lembrou, há muito, que a globalização molda a economia e a sociedade, o que exige que Portugal vença em primeiro lugar o seu gap em termos de produtividade/competitividade. E nunca esquecendo que a formação/qualificação é o caminho a seguir no domínio das políticas de emprego que procuram responder ao problema do desemprego de longa duração. (...)

    Como se disse, muito antes da mediatização do tema, Glória Rebelo investigava, analisava, denunciava, divulgava. Com notável rigor, como prova este livro, assente nos seus artigos publicados nos Cadernos de Economia e no Anuário da Economia Portuguesa, e cuja edição é de extrema oportunidade.


    Francisco Murteira Nabo

    Bastonário da Ordem dos Economistas

Sugestões