Livraria do Bairro - TRATADO DE ARQUITECTURA (ENC) - (Vitruvio)
Dados do Livro
Tratado De Arquitectura (enc)
  • Titulo:

    TRATADO DE ARQUITECTURA (ENC)

  • Autor:

  • Editora:

    Ist Press

  • Coleção:

    Design Arquitectura E Urbanismo

  • ISBN:

    978-972-8469-44-3

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    "O leitor tem nas mãos a primeira tradução directamente do texto latino para português do Tratado de Arquitectura do arquitecto e engenheiro romano Marco Vitrúvio Polião (ou só Vitrúvio, dado que dos restantes nomes não há certeza absoluta), escrito no Século I antes da nossa era, há mais de 2000 anos.
    A publicação deste livro representa um acontecimento histórico para as culturas da arquitectura e da engenharia em Portugal e uma iniciativa cultural de grande relevo. Além de ser um dos textos seminais da cultura da Antiguidade Clássica, o tratado de Vitrúvio, ao ser redescoberto no Renascimento, tornou-se o texto fundador de um entendimento moderno da arquitectura e da construção. É a palavra primeira da arquitectura.
    O tradutor, e também o autor da introdução e das notas do texto, é Justino Maciel, professor da Universidade Nova de Lisboa, historiador da arte, da arquitectura e da cultura da Antiguidade. Teria sido difícil encontrar em Portugal outra pessoa que, como o professor Maciel, domine simultaneamente a língua e a cultura latinas e o vocabulário arquitectónico e artístico.
    O leitor tem portanto entre mãos o resultado de uma iniciativa editorial de rara importância na história portuguesa."

    Paulo Varela Gomes
    Universidade de Coimbra


    O livro mereceu uma Menção Honrosa pela tradução na XV Edição do Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa - União Latina / Fundação para a Ciência e Tecnologia - 2007.

Sugestões