Livraria do Bairro - ULTIMA LICAO, A - (Noelle Chatelet)
Dados do Livro
Ultima Licao, A
  • Titulo:

    ULTIMA LICAO, A

  • Autor:

  • Editora:

    Casa Das Letras

  • Coleção:

    Testemunhos

  • ISBN:

    972-46-1637-1

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Não tenha medo do desconhecido.
    Não tenha medo da vida.
    Não tenha medo da morte!
    Um formidável hino ao amor, à vida e ao amor à vida!
    Aos 92 anos, Mireille Jospin, que não está doente nem mentalmente diminuída, decide pôr fim à vida, anunciando aos quatro filhos, entre os quais a autora do livro, Noëlle Châtelet, e o antigo primeiro-ministro francês Lionel Jospin, o dia e a hora da sua morte.
    A Última Lição é o relato dessa decisão. Ao longo dos dias que antecedem o seu último acto, Mireille Jospin despoja-se das recordações, objectos e hábitos. A filha, Noëlle Châtelet, conta, interroga, refaz com as mesmas palavras, as mesmas questões, o caminho que as levou a essa separação. E rapidamente abandona os limites da cólera, da revolta - legítima -, perante a insustentável exigência materna, para ganhar contornos mais calmos e pintar o retrato de uma mulher de temperamento forte e generoso - a sua mãe.
    Mais do que uma lição de morte, esta crónica de uma morte desejada é uma lição de vida de uma mãe aos seus filhos.
    A Última Lição de Noëlle Châtelet


    Excerto:

    "Não tenhas medo… É isso que eu oiço com nitidez. Com a tua voz de sempre. Mas agora ouço-a desamparada. De outra forma, chega-me a ordem de uma mãe à sua filha. De outra forma, ela age. O "Não tenhas medo" refere-se a todos os medos, os medos de filha. Não tenhas medo da morte da tua mãe. Eu, a tua mãe, seguro-te. Podes contar com a força dos meus braços. Eu ensino-te. Eu ensino-te sobre a morte, a minha morte, como te ensinei aquele primeiro chichi arriscado no nosso jardim à beira-mar. É parecido, vais ver."

Sugestões