Livraria do Bairro - ESPIRITOS CURIOSOS - (John Brockman)
Dados do Livro
Espiritos Curiosos
  • Titulo:

    ESPIRITOS CURIOSOS

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Extra Gradiva

  • ISBN:

    989-616-124-0

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    O QUE FAZ UMA CRIANÇA DECIDIR TORNAR-SE CIENTISTA?

    - Para Paul Davies, físico teórico, tratou-se de uma vocação. Mesmo perante o cepticismo da família - «Ninguém te vai pagar só para ficares sentado a pensar» - Davies nunca vacilou. Sentia uma inquietação que o impelia naquele sentido. E foi.
    - Daniel C. Dennett, filósofo, teve uma gazela como animal de estimação. Mas não está certo de que isso o tenha influenciado nas escolhas que fez.
    - Steven Pinker, psicólogo experimental e estudioso da linguagem, atribui as suas escolhas - e as de todas as pessoas - aos genes e ao acaso. Mas adverte o leitor para a falsidade de todas as suas declarações...
    - Freeman Dyson, físico, conta-nos uma história extraordinária: na cama de grades, sem sono, começa a fazer cálculos e descobre que somando uma unidade, um meio, um quarto, um oitavo, e assim sucessivamente, se obtém dois.
    - Richard Dawkins, zoólogo, afirma ter adquirido a sua sensibilidade para o mundo natural graças às leituras de infância, em especial as aventuras e desventuras do Dr. Dolittle, que o levaram a compreender melhor Darwin e a rejeitar o «especismo».

    Espíritos Curiosos é uma fascinante colectânea de ensaios de vinte e sete dos mais interessantes cientistas mundiais sobre os momentos e acontecimentos das suas infâncias que os induziram nos caminhos que acabariam por definir as suas vidas.

    Richard Dawkins, Murray Gell-Mann, Paul Davies, Nicholas Humphrey, Freeman Dyson, Daniel C. Dennett, Lynn Margulis, V. S. Ramachandran, Howard Gardner e muitos outros autores contam as histórias divertidas e por vezes inspiradoras dos seus momentos decisivos.

    Neste livro, a autobiografia esclarecedora e a escrita científica de qualidade aliam-se em ensaios que nos convidam a reflectir sobre aquilo que diferencia e desperta a mente científica.


    JOHN BROCKMAN, organizador de muitas obras, incluindo The Next Fifty Years, é também autor de By the Late John Brockman, A Terceira Cultura e Digerati: Encounters with the Cyber Elite. É ainda fundador e director da Brockman Inc., uma agência literária e de software, e criador e gestor do site da internet Edge. Vive em Nova Iorque.

Sugestões