Livraria do Bairro - HONRA DE SHARPE, A - (Bernard Cornwell)
Dados do Livro
Honra De Sharpe, A
  • Titulo:

    HONRA DE SHARPE, A

  • Autor:

  • Editora:

    Planeta Editora

  • Coleção:

    Aventuras De Richard Sharpe nº 11

  • ISBN:

    978-972-731-234-4

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    A Batalha de Vitória não foi a maior que se travou na Península Ibérica, mas foi a que teve maiores consequências. Num momento em que a sorte de Napoleão parecia recuperar depois da grande derrota na Rússia, a batalha animou os aliados do norte a continuar a luta até chegar a grande vitória de Leipzig no ano seguinte. A Batalha de Vitoria também expulsou os franceses de Espanha, salvo as guarnições de três fortalezas. As baixas foram de oito mil franceses e cinco mil homens de Wellington. Foi uma grande vitória. Wellington, quando começou a campanha, voltara-se para a fronteira de Portugal, levantara o chapéu e, profeticamente, despedira-se de um país. «Não te voltarei a ver.»

    «O que transforma esta série de Bernard Cornwell numa aposta de sucesso é a acção intensa que transparece sustentada por uma excelente recolha histórica e personagens consistentes em cenários brilhantes.»
    The Times

    «Nesta altura, Teresa, a amante de Sharpe, morreu. Foi morta por Obadiah Hakeswill no final de «Sharpe e a Defesa de Portugal» e, desde aí já perdi a conta dos leitores que me censuraram por tê-la matado. Contudo, nenhum leitor disse lamentar a morte de Obadiah que termina este mesmo livro, mas tenho de confessar que esta é a única morte que desejava não ter escrito. O actor da série de televisão que representa Sharpe é o notável Sean Bean, e Obediah é magistralmente representado por Pete Postlewaite. Neste novo livro o traiçoeiro chefe da guerrilha, El Matarife, o Carniceiro, tenta tornar realidade um tratado secreto que fora negociado entre os franceses e Fernando VII, rei de Espanha, prisioneiro em França no Castelo de Valençay. O teor do Tratado de Valençay, descrito no livro pode parecer incrível, mas como na maioria das histórias de Sharpe, aquilo que toca a incredulidade é invariavelmente verdade. Outro episódio praticamente impossível no livro é a destruição do Castelo de Burgos e, mais uma vez é verdadeira.
    O livro termina com a Batalha de Vitoria. A campanha que levou a Vitoria é um dos feitos mais brilhantes de Wellington e é uma das histórias do Duque minhas preferidas.»

Sugestões