Livraria do Bairro - LIDERANCA DE REUNIOES - (Armenio Rego)
Dados do Livro
Lideranca De Reunioes
  • Titulo:

    LIDERANCA DE REUNIOES

  • Autor:

  • Editora:

    Silabo

  • Coleção:

    Extra Silabo

  • ISBN:

    972-618-248-4

  • Tema:

    Gestão

  • Sinopse:

    As reuniões provocam-nos sentimentos ambivalentes: lamentamo-nos da sua ineficiência, do tédio que nos provocam, do desperdício de tempo a que nos obrigam... mas não conseguimos passar sem elas. Este livro pretende fornecer linhas de orientação para liderar reuniões de modo mais eficaz. Entre os temas tratados destacam-se: vantagens, desvantagens e riscos das reuniões; preparação da agenda; arranjos espaciais (disposição das mesas e cadeiras); reuniões em pé; fases de uma reunião destinada a tomar decisões; modos de fomentar a participação dos elementos presentes; razões pelas quais as reuniões tendem a fracassar. É concedido especial ênfase aos modos de fomentar a criatividade tendo em vista produzir decisões/soluções mais ajustadas aos ambientes turbulentos e competitivos em que as organizações actuais estão inseridas.

    Três ideias básicas norteiam o livro. Primeira: tal como um condutor exerce duas tarefas (seguir a estrada e conduzir o seu veículo), também o líder de uma reunião executa duas funções correspondentes: lidar com o assunto e com as pessoas. Segunda ideia: mais do que “senhor”, o líder necessita de se comportar como facilitador do processo de grupo. Terceira ideia: a abordagem verrinosa e cínica de Adams (que encara as reuniões como palcos onde actuam “mestres do óbvio”, “sádicos bem-intencionados”, “mártires lamurientos”, “divagadores” e “dorminhocos”) não pode ser contestada com perspectivas ingénuas.

    Os gestores e todos os que têm responsabilidades de condução de reuniões (em organizações públicas ou privadas, lucrativas ou não) encontrarão nesta obra diversas linhas de reflexão e orientação que lhes permitam obter melhores resultados. Os estudantes que se interessam pela gestão, comportamento organizacional, psicossociologia das organizações, encontrarão um precioso ponto de apoio que lhes facilitará, numa linguagem acessível, embora rigorosa, o estudo e compreensão de um assunto que os acompanhará em toda a sua vida profissional.

Sugestões