Livraria do Bairro - MARCA OLFACTIVA, A - (Rui Solnado Da Cruz)
Dados do Livro
Marca Olfactiva, A
  • Titulo:

    MARCA OLFACTIVA, A

  • Autor:

  • Editora:

    Almedina

  • Coleção:

    Monografias

  • ISBN:

    978-972-40-3622-9

  • Tema:

    Direito

  • Sinopse:

    Os estrategas do marketing olfactivo trouxeram para o mundo das marcas um novo tipo de sinal — o olfactivo. Se, por um lado, graças à sua especial eficiência evocativa e memorial, o odor pode constituir um instrumento de persuasão dos agentes económicos, por outro o seu cariz sensorial inovador, dificulta a sua protecção ao abrigo dos regimes de propriedade industrial.
    Não obstante as dificuldades da representação gráfica de odores, algumas entidades encarregues do registo viram-se confrontadas com pedidos de marcas olfactivas. Nuns casos, de que os EUA são exemplo paradigmático, o registo foi um sucesso, mas noutros, a maioria, um autêntico fracasso. E se parte da doutrina apresenta soluções para o preenchimento do requisito formal, outra contesta-as encontrando na jurisprudência, especialmente na comunitária, um forte apoio à negação da marca olfactiva. Este estudo debruça-se sobre esta controvérsia, que está longe de encontrar harmonização decisória.

    Parte I - Enquadramento Internacional e Comunitário
    A. O Regime Supranacional da Marca
    B. A Marca Comunitária em Especial

    Parte II - A Marca Olfactiva

Sugestões