Livraria do Bairro - OBRAS COMPLETAS VOL3 - (Urbano Tavares Rodrigues)
Dados do Livro
Obras Completas Vol3
  • Titulo:

    OBRAS COMPLETAS VOL3

  • Autor:

  • Editora:

    Dom Quixote

  • Coleção:

    Literatura Lusofona

  • ISBN:

    978-972-20-5534-5

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    O 3º volume das Obras Completas de um grande escritor da língua portuguesa, composto por: Os Insubmissos; Exílio Perturbado; As Máscaras Finais; Terra Ocupada.
    Publicados entre 1961 e 1964, nos livros aqui reunidos sobressai o escritor de resistência dos anos sessenta e setenta que, regressado a Portugal, se empenha a fundo na denúncia do sistema, tornando a sua ficção grito de revolta.
    Os Insubmissos é disso exemplo. Nele, um grupo de jornalistas conscientes e inconformados com o estado do país une-se para criar uma publicação – Acção Cultural – escrita «sem conivência com a mentira, sem louvaminhices, sem transigências, sem favores pessoais», destinada a esclarecer o povo e a tornar a cultura acessível. Este romance, acabado em 1959, revelar-se-ia profético nas palavras de uma das suas personagens, Lício, que, referindo-se à situação que então vivem, declara que ainda terão de esperar pelo menos quinze anos para que tudo mude. E, até ao 25 e Abril de 1974, foram de facto quinze anos.
    É de salientar ainda que Terra Ocupada marca um ponto de viragem na obra de Urbano. Os textos que o compõem apresentam-nos alegorias sociais cujo tom dominante é a esperança num futuro melhor e a crença numa acção colectiva.
    Como o próprio autor destaca na sua Nota Prévia ao livro: «os anos sessenta impunham-nos a dimensão do testemunho e do protesto, a que não me furtei. Terra Ocupada, obra de interrogações e dilucidações psicológicas, é também um livro de combate».

Sugestões