Livraria do Bairro - PALESTINA ISRAEL A PAZ OU O APARTHEID - (Marwan Bishara)
Dados do Livro
Palestina Israel A Paz Ou O Apartheid
  • Titulo:

    PALESTINA ISRAEL A PAZ OU O APARTHEID

  • Autor:

  • Editora:

    Terramar

  • Coleção:

    Actualidades nº 17

  • ISBN:

    972-710-311-1

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Neste livro incisivo, Marwan Bisshara explica as causas profundas, assim como os ganhos e as perdas da «segunda Intifada».
    Retomando os acordos de Oslo de 1993, o autor mostra o modo como a assimetria entre Palestinianos ( os ocupados ) e Israelitas ( os ocupantes ) foi ignorada por aqueles que apadrinharam essas negociações, em especial pelos Estados Unidos.
    E também o modo como este processo de transição, mal concebido, contribui para o estabelecimento do sistema de apartheid e da ocupação que se mantém.
    Contrariamente à opinião predominante e ao optimismo superficial que caracterizou a atitude ocidental acerca do processo de paz no Médio Oriente, o autor deste livro demonstra que tal processo estava condenado ao fracasso , desde o princípio.
    Desde as negociações de Oslo até ao massacre na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém – desencadeado por Israel, em Setembro de 2000 –, os sete acordos assinados na capital norueguesa apenas produziram sete anos de prosperidade para os Israelitas e sete anos de miséria para os Palestinianos.
    Todavia, Marwan Bishara não se reduz a falar do falhanço do processo de negociação da paz entre Israelitas e Palestinianos e convida os seus leitores a olharem para a frente.
    Examina lucidamente as questões demográficas, sem deixar de explorar as vias que poderão permitir a chegada a uma solução justa e durável do conflito israelo-palestiniano.

Sugestões