Livraria do Bairro - SE EU FOSSE UM LIVRO - (Jose Jorge Letria)
Dados do Livro
Se Eu Fosse Um Livro
  • Titulo:

    SE EU FOSSE UM LIVRO

  • Autor:

  • Editora:

    Pato Logico

  • Coleção:

    Extra Pato Logico

  • ISBN:

    978-989-96717-6-8

  • Tema:

    Infantil / Juvenil

  • Sinopse:

    O livro dos livros!
    Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influencia do que está a ler?
    Se eu fosse um livro fala desse objecto mágico e cativante que pode mudar uma vida.

    Se Eu Fosse Um Livro de José Jorge Letria


    Críticas de imprensa

    “Se eu fosse um livro, pediria a quem me encontrasse na rua para me levar para casa consigo.” É a primeira frase do livro e acompanha a ilustração que foi escolhida para capa. Mas lá dentro pode ainda ver-se um homem a caminhar e aperceber-se da presença daquele poderoso objecto sobre o banco de jardim. Será que vai levá-lo para casa? Seguem-se outras belas frases e metáforas visuais à volta dos desejos de um livro: “… havia de partilhar com os meus leitores os segredos mais antigos e secretos”, “… havia de querer ser, antes de mais nada, sempre lido e livre”, “… pedia às pessoas para não me usarem como ornamento de prateleiras”, “… havia de estar em todos os lugares onde fosse capaz de fazer alguém feliz”.
    A imagem que aqui se reproduz é inspirada no seguinte desejo: “Se eu fosse um livro, gostava de tornar livre e indomável o leitor que me escolhesse.” Lindo. Mais uma vez, José Jorge Letria e André Letria (pai e filho) criam uma obra textual e visualmente poética, para a idade que se tiver. Só quem ama os livros, a leitura e a literatura pode fazer nascer um trabalho assim, rico enquanto objecto e enquanto lugar de múltiplos sentidos. O ilustrador participou com três desenhos deste livro na Ilustrarte – Bienal de Ilustração para a Infância e foi um dos 50 seleccionados (entre 1600 participantes) para constar na exposição e catálogo da edição de 2012, divulgou-se esta semana no Museu da Electricidade (onde serão expostos, em Janeiro, os melhores trabalhos a concurso). (...)

    Rita Pimenta, in Letra Pequenina

Sugestões