Livraria do Bairro - ESPECTACULO DAS NOTICIAS, O - (Nuno Goulart Brandao)
Dados do Livro
Espectaculo Das Noticias, O
  • Titulo:

    ESPECTACULO DAS NOTICIAS, O

  • Autor:

  • Editora:

    Editorial Noticias

  • Coleção:

    Media E Sociedade nº 15

  • ISBN:

    972-46-1368-2

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Nuno Goulart Brandão propõe ao leitor uma reflexão sobre as actuais prioridades nas aberturas dos telejornais da TV generalista portuguesa.
    Percorre ainda, através de um quadro conceptual vasto, o papel dessa TV face aos novos media e, ainda, do serviço público de TV como "imperativo nacional" que assegure e promova os laços da nossa identidade, afastando﷓se da "massificação da vulgaridade". Como refere: "A TV dá-nos a imagem da realidade e permite a modificação das representações do mundo, tornando-se, hoje, numa das principais fontes de construção da realidade social."
    Na sua tese de mestrado, agora em livro, argumenta serem os acontecimentos transformados em notícia que dão a percepção das grandes questões do dia-a-dia aos cidadãos, estabelecendo a hierarquia e a prioridade dos temas da actualidade.
    A investigação que realizou durante seis meses - 546 aberturas dos telejornais da RTP1, SIC e TV1 - teve como objectivo principal identificar o"sentido da realidade social" que a TV generalista produz através das opções temáticas dos telejornais.
    Por último, refere que assistimos hoje a uma acentuada diminuição do espaço para a contextualização e explicação dos eventos. As notícias são, por regra, encaradas como "mercadoria" no "palco do espectáculo", onde se dramatizam os factos à luz do seu consumo pelas massas e onde as "catástrofes" são realçadas.
    Como conclusão reflexiva, sustenta a tese da TV pública com dois canais generalistas, pois só assim é possível um serviço público para todos os portugueses, longe dos interesses privados, e garantir o equilíbrio do ainda frágil mercado televisivo. E isto passa por criar na TV pública uma "visão alternativa" às privadas, tornando﷓a uma "janela aberta para o cidadão", em vez de um mercado para o consumidor.

Sugestões