Livraria do Bairro - MANUAL DE PRATICAS CONTABILISTICAS - (Paulo Gomes)
Dados do Livro
Manual De Praticas Contabilisticas
  • Titulo:

    MANUAL DE PRATICAS CONTABILISTICAS

  • Autor:

  • Editora:

    Escolar Editora

  • Coleção:

    Contabilidade

  • ISBN:

    978-972-592-448-8

  • Tema:

    Gestão

  • Sinopse:

    Este livro destina-se a alunos universitários e profissionais da área com o objetivo de os apoiar na aquisição e desenvolvimento de conceitos e práticas básicas na disciplina da Contabilidade.

    O livro aborda três grandes módulos:

    Noções teóricas, desde a necessidade de dispor de um sistema deinformação e gestão rápido e eficaz, para melhor alertar e preparar a organização para situações e contingências futuras, bem como antecipar tomadas de decisão e medidas que potenciem os efeitos positivos
    e reduzam ou eliminem os efeitos negativos para a organização, até à aplicação do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) como necessidade de harmonização e normalização contabilística a nível internacional. De uma forma simples apresentou-se um quadro comparativo das contas POC/SNC, com as suas principais alterações e semelhanças.
    Práticas diárias, que relatam as atividades operacionais (também designadas por atividades correntes), que ocorrem numa base diária, semanal e/ou mensal e que são aquelas que têm a ver com desenvolvimento da normal atividade da empresa e do seu negócio e, por fim, a exemplificação em casos práticos de aplicação que tem o objectivo de trabalhar, de forma tão abrangente quanto possível, as mais diversas situações que se podem colocar no dia a dia das empresas, do ponto de vista contabilístico.
    No final do livro apresentou-se um dicionário básico de contabilidade e um glossário para auxiliar o leitor na interpretação dos termos mais básicos da atividade contabilística.
    Trata-se sem dúvida de uma ferramenta aconselhável a todos aqueles,que de forma direta ou indireta, têm interesse e necessidade no estudo da contabilidade, desde alunos, professores, profissionais e curiosos, sendo um livro de leitura fácil e agradável onde mais uma vez se comprova que o conhecimento não ocupa espaço.

    Miguel Nuno Portugal e Paulo Gomes

Sugestões