Livraria do Bairro - METODOS QUANTITATIVOS CIENCIAS SOCIAIS - (Madalena Ramos)
Dados do Livro
Metodos Quantitativos Ciencias Sociais
  • Titulo:

    METODOS QUANTITATIVOS CIENCIAS SOCIAIS

  • Autor:

  • Editora:

    Silabo

  • Coleção:

    Extra Silabo

  • ISBN:

    972-618-242-5

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Fruto da prática lectiva e de um esforço pedagógico junto de estudantes das áreas das Ciências Sociais, tradicionalmente avessos às disciplinas que têm por base a Matemática, a presente obra pretende facilitar o acesso a matérias que constituem actualmente valiosos instrumentos de trabalho em qualquer área científica.
    Tendo como núcleo central a Álgebra Matricial, esta obra estende?se, em termos de síntese, por outros aspectos da Análise Matemática, como a Lógica Simbólica, a Teoria de Conjuntos e as Relações Binárias e pretende colmatar a lacuna existente ao nível de um manual direccionado para as áreas das Ciências Sociais (Sociologia, Psicologia, Antropologia, ... ), partindo do pressuposto que ensinar envolve não apenas a transmissão de um conjunto de conhecimentos, mas também a sua adequação aos públicos a que se destina.
    A presente obra representa o corolário natural de um trabalho desenvolvido pelos autores, na equipa de Métodos Quantitativos I do ISCTE, onde a preocupação dominante tem sido a aproximação das matérias leccionadas às necessidades dos futuros licenciados, quer através da utilização de uma linguagem simples e acessível, quer através do acompanhamento constante da exposição teórica por exemplos adequados às várias situações, tentando sempre que possível um enquadramento na área das Ciências Sociais.

    MADALENA RAMOS licenciou-se em Sociologia em 1989, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Concluiu o mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1995. Assistente no ISCTE desde 1990, lecciona actualmente a disciplina de Métodos Quantitativos I nas licenciaturas de Sociologia e Sociologia e Planeamento.
    MÁRIO BARROSO licenciou-se em Economia, em 1981, pelo Instituto Superior de Economia (actual ISEG). Assistente no ISCTE desde 1982, primeiro como Estagiário e desde 1986 como Convidado, leccionando actualmente a disciplina de Métodos Quantitativos I nas licenciaturas de Sociologia e Sociologia e Planeamento.
    Paralelamente à docência tem desenvolvido actividade profissional no Grupo EDP sendo presentemente Responsável Administrativo-Financeiro na ENERNOVA, uma das empresas do Grupo.

Sugestões